- Palm Content
- Posts
- InsightZ #26- Experiência de Marca, Não Interrupções 😎
InsightZ #26- Experiência de Marca, Não Interrupções 😎
powered by Palm Content 🌴
InsightZ #26- Experiência de Marca, Não Interrupções 😎
Seu Insight semanal para a sua marca ser uma febre no mercado 😎
Olá! 🌴
Somos Enzo Aliberti e Ivan Almeida, dois apaixonados por Marketing e nativos da Gen Z. Bem-vindo ao InsightZ, nossa newsletter semanal que nasceu das conversas que tínhamos entre nós em almoços de Sábado sobre o universo do consumo e conteúdo digital.
O assunto será sobre como incluir experiência de uma forma saudável no universo de Esports?
Antes de começar a ler, o que acha de compartilhar com outros profissionais a nossa News? É Grátis!
😎 Ótima leitura!
Mais do que Vendas, Experiência
🎙️Dados mostram que 89% dos gamers da Geração Z preferem marcas que criam experiências interativas, em comparação a anúncios diretos e invasivos. De acordo com um estudo da Newzoo, o público gamer entre 10 e 25 anos está em busca de um envolvimento mais profundo e significativo com as marcas, preferindo aquelas que apoiam a criação de momentos e interações no jogo.
Outro estudo realizado pela SuperData revelou que 82% dos jovens gamers são mais propensos a lembrar e recomendar marcas que interagem de maneira autêntica dentro de suas experiências de jogo. Isso ressalta a importância de transformar as campanhas de marketing em algo imersivo e não disruptivo.
Criado por Dall-E
Estratégias para Construir Experiências de Marca no Game
Autor: Enzo Aliberti
🎙️ Skins e Itens Customizados
Uma forma comprovada de engajamento é a oferta de skins (aparências visuais para personagens e itens) personalizadas. Jogos como Fortnite e League of Legends já colaboraram com marcas para criar roupas e acessórios únicos para os personagens, permitindo que os jogadores expressem sua individualidade e gosto por uma marca sem precisar sair da plataforma. Estudos apontam que itens customizados aumentam em até 30% a taxa de retenção de usuários que interagem com eles.
Desafios e Missões Patrocinadas
Desafios in-game patrocinados também têm se mostrado eficazes para integrar as marcas. Por exemplo, uma marca de esporte poderia criar um "Desafio de Corrida" em um jogo de aventura, onde os jogadores precisam completar uma série de missões patrocinadas pela marca. Isso não apenas aumenta a visibilidade da empresa, mas também torna o envolvimento memorável. Em um estudo de 2023, marcas que usaram desafios in-game observaram um aumento médio de 45% no reconhecimento de marca e 22% na associação positiva com a experiência de jogo.
Itens Digitais Exclusivos
Os gamers da Gen Z valorizam a exclusividade. Portanto, marcas que oferecem itens digitais limitados, como emblemas ou avatares, conseguem criar um forte senso de pertencimento e de prestígio. Um estudo realizado pela Statista indica que 65% dos jogadores de 15 a 24 anos estão dispostos a engajar mais com uma marca que oferece itens exclusivos. Esse sentimento de escassez pode ser ainda mais elevado quando há uma contagem regressiva ou uma mecânica que incentiva a competição para ganhar o item.
Integração de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)
Tecnologias imersivas, como RA e RV, permitem que as marcas transcendam os limites do jogo tradicional. Marcas podem, por exemplo, criar lojas virtuais em universos de RV onde os jogadores possam comprar ou experimentar roupas e acessórios virtuais. Segundo a Juniper Research, o mercado de realidade aumentada nos games deve crescer 84% até 2026, indicando que essa será uma arena essencial para marcas interessadas em criar experiências imersivas e memoráveis para os gamers da Geração Z.
Eventos In-Game e Colaborações de Alto Nível
Eventos in-game, como o famoso show do Travis Scott em Fortnite, são outra maneira de integrar a marca de forma orgânica. Com uma audiência de mais de 12 milhões de jogadores, esse evento foi considerado um marco no marketing de games e ilustra o potencial que experiências imersivas têm para impactar milhões de pessoas. Marcas podem colaborar com criadores e personalidades para criar eventos temáticos, como shows, competições ou até mesmo comemorações dentro do jogo.
Resultados Esperados
Essas estratégias proporcionam um engajamento duradouro e aumentam o tempo médio de interação com a marca. Jogos que adotaram colaborações com marcas registraram um aumento de até 50% no tempo médio de jogo durante o período da campanha, com uma média de 27% de crescimento na fidelidade à marca após a interação. Além disso, 76% dos gamers afirmaram que se sentem mais dispostos a comprar produtos de marcas que proporcionam experiências memoráveis e interativas.IA da semana- WebSim🪄
WebSim é uma IA que cria qualquer formato de site de forma automatizada, desde a partir de referências, até a partir de prompts.
Site: https://websim.ai/
Imagem Goku
Até a próxima semana! 🎉🎉🎉🎉🎉
Participe conosco, compartilhe suas ideias e ajude-nos a moldar o InsightZ para ser a sua fonte preferida de informações sobre a geração Z. Email: [email protected]
Fonte:
Adweek