- Palm Content
- Posts
- InsightZ #4- McDonald’s tem um novo Combo, e não é um Lanche 🍔🍟
InsightZ #4- McDonald’s tem um novo Combo, e não é um Lanche 🍔🍟
powered by Palm Content 🌴
InsightZ #4- McDonald’s tem um novo Combo, e não é um Lanche 🍔🍟
Seu Insight semanal para a sua marca ser uma febre no mercado 😎
Olá! 🌴
Somos Enzo Aliberti e Ivan Almeida, dois apaixonados por Marketing e nativos da Gen Z. Bem-vindo ao InsightZ, nossa newsletter semanal que nasceu das conversas que tínhamos entre nós em almoços de Sábado sobre o universo do consumo e conteúdo digital.
Em nossa quarta edição temos como convidado o Country Manager da Appreach, Felippe Daniel de Moura.
Appreach é uma Adtech focada em crescimento de aplicativos por meio da publicidade.
O assunto será sobre a nova estratégia do Mc Donald’s em criar um fundo para investimento em mídia digital.
Obs: Ficamos a semana passada sem uma edição pois tanto Enzo e Ivan ficaram doentes, não tendo quem fizesse a News.
😎
Convidado da Semana:
Felippe Daniel de Moura-
Country Manager da Appreach
McDonald’s com seu novo Fundo para Mídia, pode virar tendência? 🍔
🌐 McDonald's está direcionando suas estratégias para atrair a Geração Z, estabelecendo um fundo de marketing digital que começará em 2025. Com o objetivo de impulsionar o e-commerce, a empresa planeja investir centenas de milhões de dólares para melhorar o programa de recompensas MyMcDonald’s e os canais de pedidos digitais, focando em personalização e novas capacidades de fidelidade.
💰 Os franqueados dos EUA contribuirão com 1,2% das vendas digitais previstas para financiar o fundo. Essa iniciativa busca migrar dos meios de comunicação tradicionais, como TV e outdoors, para estratégias digitais mais eficientes. O CEO Chris Kempczinski destacou que campanhas personalizadas e uma experiência digital aprimorada são cruciais para atrair e reter os jovens consumidores.
📈 As melhorias incluem a possibilidade de fazer pedidos pelo site sem baixar o aplicativo e outras inovações que visam oferecer uma experiência mais personalizada e conveniente. Com 34 milhões de usuários ativos nos EUA e a meta de alcançar 250 milhões de usuários globalmente até 2027, McDonald's está empenhado em usar suas capacidades digitais para entender e atender melhor os jovens consumidores.
🤔 Com essas mudanças, McDonald's espera não apenas aumentar a frequência de visitas dos clientes existentes, mas também atrair novos consumidores da Geração Z, oferecendo uma experiência moderna e personalizada que ressoa com suas expectativas e hábitos digitais.
Criado por Dall-E
Ronald está orgulhoso: Do McLanche Feliz na loja física ao Big Mac no aplicativo
Autor: Felippe Daniel de Moura
🎙️Recentemente li uma notícia de que o McDonald's criará um novo fundo entre os franqueados para focar em marketing digital. Pode até parecer algo atrasado, mas para um líder de mercado é um passo e tanto!
Esse fundo virá de um valor já pago pelos contribuintes, ou seja, os franqueados só têm a ganhar com essa mudança, mas por que o McDonald's decidiu fazer isso? A resposta mais simplista e já abordada no artigo deveria ser um mantra: aplicativo e CRM são ferramentas de marketing e devem ser financiados pela área.
👀 A outra forma de enxergar isso é a mudança vertiginosa no comportamento do consumidor na última década. Com o ganho de escala nas compras em ambientes que fogem da loja física, o desafio dos times financeiros das grandes empresas cresceu em progressão geométrica sobre como distribuir os budgets de forma justa dentro das equipes de novos negócios, marketing, growth e por aí vai.
O grande desafio desses times é justamente o tal do comportamento do consumidor, algo que normalmente até o próprio consumidor teria dúvidas se tivesse que desenhar.
Compras na loja física quando convém, no aplicativo pela praticidade, no website de um parceiro por comodidade ou até em um programa de loyalty por oportunidade. A grande verdade é que as marcas tiveram que quadruplicar sua presença e expandir o território conquistado para além dos OOH clássicos (já era hora!)
🌎 A geração Z está beirando os 30 anos e com isso o poder aquisitivo dessa turma começa a ficar mais elevado, naturalmente. Com essa proximidade de uma nova década de vida, as marcas começam a olhar para essa geração mais como seu público alvo prioritário e não tanto como o target b.
É nesse contexto de mudanças aceleradas que entra em cena um dos pontos que o McDonald's migrou para o guarda chuva de marketing: Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM.
Tendo em vista que cada vez mais o share de mercado é pulverizado e que o top of mind é algo quase que intangível, as grandes marcas precisam se desdobrar para mapear o cliente, seu comportamento e, principalmente, tentar antecipar o seu passo (antes mesmo dele ter vontade de dá-lo).
Isso só é possível com um bom CRM e não só isso, essa ferramenta precisa estar em constante evolução e sempre alimentada.
💎 Ferramenta poderosa para qualquer bom time de marketing, o CRM possibilita ter respostas de perguntas difíceis de responder, como qual o ciclo de vendas de cada cliente, quando é o momento de realizar um upsell, CAC, Life Time Value de um cliente e até desenhar uma matriz BCG (aquela do Abacaxi e da Vaca Leiteira, lembra?)
Fato é que ter um CRM ativo é extremamente difícil e requer uma equipe pra lá de qualificada para criá-lo, populá-lo e gerar os insights corretos para que sua utilização seja tão indispensável quanto ter um aplicativo.
Aqui falamos do segundo ponto que o McDonald's fez uma importante movimentação para o mercado publicitário: aplicativo faz parte do guarda chuva do time de marketing.
📱 De acordo com o Statista, em 2023 as compras pelo celular já representavam 60% do consumo via ambiente digital, sendo grande parte desse número compras em aplicativos, contra 40% do desktop.
Isso significa que o aplicativo virou a fonte de compras preferida da população (de novo a Geração Z fazendo escola). O ambiente móvel que o app fornece é dinâmico, direto e preciso, como a geração dominante da atualidade prefere: pouco contato, poucos cliques, muitas compras.
📈 Olhar mais para o aplicativo é o jeito do McDonald's dizer que a queda de popularidade que ele está sofrendo nos últimos anos está sendo notada e que o seu desejo é se aproximar de públicos que, até pouco tempo, estavam comendo McLanche Feliz e brincando no playground das lojas físicas, mas agora passam a pagar a conta, e de preferência por aproximação.
A criação de novos canais de pedidos, como o aplicativo, é imprescindível. As recomendações personalizadas, como se é feito em um bom app e a invenção de um programa de fidelidade, como o app possibilita fazer em pouquíssimos cliques, é a prova de que o aplicativo virou o ponto de contato mais dinâmico e direto com o cliente, sendo a forma mais orgânica (e muitas vezes a mais barata) em contrapartida a outros canais já testados nas últimas décadas.
Ter um aplicativo com boa UX e que permita que tudo seja feito em um só lugar, com muito mais facilidade que em outros canais (tradicionais ou não) é o sonho de qualquer marca. Por quê?
Porque o usuário não sai do ambiente da marca em nenhum momento. Esqueça perda de tracking, flows longos e com diversos redirecionamentos…o aplicativo te entrega tudo e mais um pouco.
E como você mensura tudo isso?
Através de uma MMP, mas isso fica para um próximo papo!
Criado por Dall-E
IA da semana- GetLazy🪄
GetLazy é uma ferramenta de automação que usa inteligência artificial para simplificar tarefas diárias e aumentar a produtividade. Com uma interface amigável, permite aos usuários criar fluxos de trabalho personalizados, eliminando a repetição manual. Integrada a diversas aplicações, a plataforma facilita a automação de processos complexos sem necessidade de programação avançada. Ideal para profissionais e empresas, GetLazy ajuda a economizar tempo em tarefas rotineiras, permitindo foco em atividades mais estratégicas.
Aplicações Práticas
Imagine que você precisa enviar relatórios semanais por e-mail. Com GetLazy, você pode configurar um fluxo de trabalho que coleta os dados necessários, gera o relatório e o envia automaticamente, economizando horas de trabalho a cada semana.
Site: GetLazy
Imagem Goku
Até a próxima semana! 🎉🎉🎉🎉🎉
Participe conosco, compartilhe suas ideias e ajude-nos a moldar o InsightZ para ser a sua fonte preferida de informações sobre a geração Z. Email: [email protected]
Fonte: https://www.restaurantdive.com/news/mcdonalds-establishes-digital-marketing-fund/715800/